domingo, 16 de dezembro de 2012

Glória ao Todo-Poderoso Timão - The favela is here!

Torcedores corintianos celebram: time de primeira grandeza.


Ontem à noite a ansiedade era total e aqueles que, como eu, queriam secar o Corinthians na final do Mundial, teriam ainda de esperar algumas horas para tal. Era tentadora a ideia de se varar a noite enchendo a cara para assistir à partida na maior loucura. Por outro lado, não é nem meu time, pô... E vai que o Corinthians ganhe; ficar bêbado de graça não dá.

Ganhar a Liberta em cima do Boca já é mais do que suficiente para acabar com o complexo de time doméstico da gambazada, mas ainda levar o Interclubes em cima de time inglês já é demais. Bons tempos aqueles em que só o Mengo se gabava de haver vencido os inventores do jogo; agora, até os bambis já se deram bem em cima dos súditos da rainha.

Por mais que pareça, caro leitor, o problema não era somente de recalque de torcedor, mas sim o que esse atual Corinthians representa para o futebol brasileiro – problema sociológico, portanto. Direção truculenta, ainda que “profissional” – leia-se, bem-sucedida em termos de marketing. Torcida eufórica, algo beligerante demais para a manutenção dos bons costumes e do respeito mútuo entre os adversários. Assumir o discurso do confronto a qualquer custo, a qualquer hora, tira um pouco do brilho e da energia contagiante que vem das arquibancadas alvinegras. Além de muita sujeira de bastidores envolvendo dinheiro público.

Claro que estou me ocupando de justificar meu olho gordo, pois estava torcendo contra. Só de saber que o Andrés Sanchez ficaria feliz, eu ficava triste. Só de lembrar dos últimos contratos/concessões/benesses recebidos pelo Timão, ficava puto. E torcia contra, ainda mais. Apesar do Sócrates.

Em campo, o time de Parque São Jorge mostrava sua grandeza, peleando de igual para igual contra o milhardário scratch londrino. Além disso, a Fiel dava espetáculo nas arquibancadas, e isso deve ser reconhecido por todo amante do futebol. Se os europeus curtissem mesmo esse título e marcassem presença, “dividindo o estádio”, seria ainda mais lindo. O futebol precisa disso. O espetáculo está dentro de campo, mas nas arquibancadas o que deve imperar é o Carnaval. Não se está assistindo a uma opereta, como preza a FIFA.

Salvo as defesas de Cássio – O Intransponível, o que me convenceu de que o Corinthians poderia merecer a taça – apesar do título brasileiro roubado de 2005 - foi a letra mágica de Paulinho, esse fantástico menino que parece ser também um fantástico jogador. Momento de craque, reencarnação do Doutor; instante sublime. No que matou de letra, matou a marcação. Tabelou, armou e deixou Danilo chutar para ver Guerrero concluir triunfalmente a jogada. Quando vi o toque sutil de Paulinho, antevi o gol: - “Merece!” – afirmei. E assim o Timão foi campeão.

Se não o fosse, a festa seria dos torcedores que queriam ver os gambás passarem vexame. Ao invés disso, teremos de aceitar a alegria desses fanáticos que estão por aí, dizendo ao mundo o que é isso aqui: é um pouquinho mais que Brasil-iá-iá que canta e é feliz; isso aqui é Corinthians. The favela is here.

Então, em vez de curtir a dor-de-cotovelo e alimentar a inveja, valorizemos a vitória desses milhões de corintianos que, apesar de cada vez mais chatos e insuportáveis, trabalham, lutam e sofrem como o diabo. São loucos, coitados. E merecem nosso perdão: glória, pois, ao Todo-Poderoso Timão.

foto: joão sassi 







4 comentários:

  1. A maior torcida do mundo está em festa.

    Único Bi-campeão mundial da FIFA.

    Vai, Corinthians!!!

    Os favelados estão em festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é a maior torcida do mundo ou se é bi, isso eu não confirmo, mas que a massa está em festa, isso é indiscutível!

      É isso aí, Vitão; agora o mundo já pode acabar em Paz...

      Abraço forte e valeu a visitação!

      O Maltrapa

      Excluir
  2. Não tenho dúvidas meu amigo, nossa fiel torcida é a maior do mundo.

    Quanto a desconfiança do amigo em relação ao Bi-Mundial, para efeito de esclarecimento segue um link:

    linkhttp://www.gazetaesportiva.net/noticia/2012/12/campeonatos-mundial-de-clubes-fifa-2012/em-2000-fifa-confirmou-a-gazeta-esportiva-corinthians-1-campeao.html

    abraço do fiel leitor do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, fidelíssimo leitor, eu não vou discutir a crença de um discípulo tão dileto, e se a Fiel torcida lhe parece tão grande assim, provavelmente seu complexo de grandeza começa a mostrar sinais do que é capaz. É compreensível; a alegria é como a fé; enleva o espírito enquanto nos cega para a realidade.

      Quanto às palavras da FIFA, meu velho, ela pode decretar o que quiser, mas isso não vai atrapalhar o bocejo que dou agora: Uááááááááááá...

      Ao invés de lutar por aquele torneio mequetrefe de 2000, que o Corinthians confirme sua ascensão em campo, como fez o São Paulo ao ultrapassar o Mengo de Zico, o Grêmio de Renato, O Inter de Gabiru e, por fim, o Santos de Pelé, e sagrar-se TRICAMPEÃO, de fato e por direito.

      Abraço, sempre!

      Excluir