quinta-feira, 5 de julho de 2012

Salve o Corinthians - o Libertador da América!

A República Popular do Corinthians em 1º lugar.

Eu ia escrever sobre o sentimento que leva um corintiano a orgulhar-se de ser corintiano. Mas logo desisti, pois não sendo corintiano, é certo que o resultado resvalaria numa brejeirice atroz, descambando com frequência para a pieguice dos testemunhos épicos.

Quis escrever algo porque, mesmo não sendo corintiano, ontem me flagrei em frente à TV, torcendo como louco.

Logo eu que durante toda a Liberta amaldiçoei a caretice do Tite e o irritante (porém eficiente) futebol de resultados da equipe. Ademais, não queria fazer parte do mesmo côro que um Andrés Sanchez, ou muito menos compactuar com a beligerância de algumas facções de manos fanáticas pelo alvinegro de Parque São Jorge.

Por essas razões, torci sempre contra o Curínthia: torci contra quando se classificou; torci contra quando passou do Emelec; torci contra quando Cássio operou um milagre diante do  Vasco; e torci mais contra ainda quando se impôs, indiscutivelmente, ao Santos de Neymar – time de minha predileção após a desconcertante eliminação do meu Mengão.

Mas foi o Timão que chegou à decisão.

E logo contra o Boca Jrs.; uma espécie de Golias das Américas. Um colosso em forma de Bombonera que há décadas impinge o terror pelo continente, esmagando sem dó qualquer esquadra que lhe faça frente. De Norte a Sul, de Palmeiras a Santos, do Grêmio ao Flu, do Flamengo ao Papão da Curuzu, todo mundo já foi triturado por aquela maldita boquinha doirada e azul.

Talvez por esta razão – pelo inimigo em comum, por sermos vítimas em comum! - tão logo o juiz apitou o início do embate, lá estava eu, totalmente conectado à Fiel, atento a cada movimento no Pacaembu. Parecia a Esquerda brasileira, em 70, que, na hora do vamos ver, mandava o Médici à merda e abraçava a causa verde-amarela em solo mexicano.

Torci mesmo, e me emocionei e vibrei muito com os dois gols históricos do Sheik, e mais ainda com sua astúcia: “Malandro que é malandro dá nó em pingo d’água, boludo!”, deve ter dito o safo atacante ao xeneize que fungava em seu cangote.


Foi gostoso torcer pelo Corinthians, ainda que uma única vez na vida. Foi bom estar irmanado àquele bando de loucos que, mesmo com todos os defeitos, mostravam-se meus aliados na luta contra a ditadura bostêra.

Creio que neste 5 de julho, ao invés de demonstrar recato e dor de cotovelo, deveríamos todos os torcedores brasileiros agradecer ao Sport Club Corinthians Paulista por nos haver libertado do complexo de inferioridade do qual padecíamos frente ao imponente e prepotente inimigo do Sul.

Chupa, Boca! Vai, Corinthians!

 Foto: João Sassi

“O Salto de Vampeta” - Palácio do Planalto/DF


11 comentários:

  1. Eu torci muito, no segundo gol me atirei de joelho no chão, ta esfolado. hehehe...
    Pra mim, ontem, o corinthians representava o Brasil, e eu torci como nunca pro timão!
    Adorei Sassi, adoro este blog!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Calma aí, Samantha: torça, mas não se atire por um time que não seja o seu... Ainda que este time seja o glorioso Timão; merecedor de tantas honras!

      Valeu pela presença, sempre!

      beijo grande do D.T

      Excluir
  2. Ontem eu tava Corintiano desde que eu era um pequeno paulistinha!!!! rsrsrs
    E o melhor de tudo foi ver o jogo psicológico do boca indo a merda!!! "Joguem futebol seus FDP!" gritava a cada falta feita pelos hermanos trapaceiros longe dos olhos do juiz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também curti muito o Sheik, malandro até dizer chega, emgambelar o Caruzzo - zagueiro argentino que só faltou soltar fogo pelas ventas!

      Sobre a catimba, aliás, ela trata-se, ao meu ver, de um aspecto deletério ao esporte. Ainda que seja um traço cultural latino-americano, prefiro o futebol limpo, jogado na bola, sem tentativas de se ludibriar a arbitragem.

      Nada é mais sadio do que competir (e ganhar) dentro das regras acordadas.

      Abraço forte deste D.T.!

      Excluir
  3. Como torcedor do Timão, gostei da homenagem!!!

    O Brasil parou para assistir os treinos (transmitidos pelo Globo.com) e os dois jogos da final da Libertadores.

    Segue um link: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2012/07/05/Final-da-Libertadores-recorde-no-Ibope.html

    Procura-se: http://www.youtube.com/watch?v=IgfMUPb6v2o&feature=related

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Vitor! E como torcedor do Mengão, agradeço ao Timão pela forma como conduziu a decisão e, principalmente, por ter levado o Boca e seus fantasmas ao chão! Creio que, doravante, os times brasileiros recuperem sua auto-estima!

      É nóis!

      El D.T.

      Ps: o Brasil parou para ver o Timão, mas não se engane, pois quando o Fla chegar, vai ser uma coisa de louco, do mesmo modo.

      Excluir
    2. Concordo plenamente contigo, mas, antes, a direção da nação rubro-negra precisa ajustar o freio, pois, ultimamente, o Flamengo está literalmente sem freio em todos os sentidos.

      Excluir
  4. Super! Salve Conrinthias! Realmente a galera torceu muito! Com diversos amigos do Timão e irmão e filho torcedores animais, já viu...Seu blog sempre massa Sassi. Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graaaaaande Maurão! Foi mesmo uma energia positiva e, conforme relato no texto, importante para todo o futebol brasileiro! Tenho minhas cimas com o Timão mas, desta feita, agradeço-o de todo o coração!

      Valeu pela presença! Vai, Corinthians!

      Abraço!

      El D.T.

      Excluir
  5. Isso aí Jonjon, espero que tenha torcido pro Flu também na final contra o LDU! abraço, MATEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mateus!... Claro que torci para o Flu, ainda mais com o espetáculo que a torcida fez no Maracanã! E teve ainda a catimba do goleiro na cobrança dos pênaltis e tal; foi uma pena total, rapaz!

      Abraço!

      Excluir